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Indústria têxtil na Europa: Um cenário de oportunidades e inovação





Você sabia que a Europa é considerada o berço da indústria têxtil? Com seu “boom” acontecendo na Grã-Bretanha do século XVIII, o setor têxtil passou por diversas mudanças até chegar no modelo de produção atual que conhecemos hoje.


Diversos fatores históricos e socioeconômicos contribuíram para esse cenário, como a revolução industrial, a forte presença da tradição artesanal, a abundância de recursos naturais, grandes centros urbanos e principalmente, a forte inclinação para a cultura de design e inovação. 


Algumas das maiores e mais renomadas marcas nasceram no ecossistema efervescente que a Europa apresenta para a indústria têxtil: Gucci, Louis Vuitton, Chanel, Prada, Burberry, Zara, H&M, Adidas, e muito mais. Do fast fashion à alta costura, essas marcas ditam tendência e influenciam padrões de moda do mundo inteiro, contribuindo para uma atmosfera de glamour e possibilidades infinitas no setor têxtil europeu. 


Hoje, essa indústria consolidada e bem sucedida abre portas para pequenas e novas empresas do ramo têxtil se estabelecerem no mercado europeu, se desenvolvendo ao lado dessas gigantes, através de projetos inovadores e autênticos.


Tendências para a indústria têxtil na Europa:


Com a agenda sustentável se tornando um assunto urgente para as principais potências econômicas, os líderes governamentais e os cidadãos europeus adotaram, há anos, uma mentalidade sustentável. Por isso, as prospecções para a indústria têxtil estão cada vez mais ecológicas. 


Em junho de 2023, o Parlamento Europeu aprovou uma nova estratégia para tecidos sustentáveis e circulares, no intuito de diminuir o excesso de produção e consumo dos têxteis. Com essas novas recomendações, o impacto na cultura latente de “fast fashion” deve ser considerável, abrindo espaço para projetos com propostas diferentes e duráveis. 


Não só o governo está investindo fortemente para reduzir o impacto da produção dos têxteis no bloco, mas os consumidores europeus estão muito mais inclinados a consumir um produto que tenha um rótulo sustentável, mostrando que o cenário europeu é mais receptivo para receber projetos inovadores. 


Com isso, o mercado têxtil da europa tem feito um alto investimento em inovações tecnológicas alinhadas à indústria 4.0, desenvolvendo novos tipos de tecidos inteligentes e resistentes, priorizando matéria prima orgânica e enfatizando a moda circular. Confira um pouco mais sobre as tendências que estão dominando o setor têxtil europeu:


Tecidos tecnológicos e inteligentes dominando o setor têxtil:


Uma das grandes apostas para o futuro da indústria têxtil são os tecidos inteligentes. A tecnologia está transformando a relação que os consumidores têm com as vestimentas, mostrando que roupas podem ter diversas funções, além da moda. 


Tecidos desenvolvidos com sensores de desempenho para quem pratica esporte, propriedades antibacterianas e até mesmo reguladores de temperatura corporal são apenas alguns dos exemplos que estão em alta demanda no mercado europeu. 


Impressão 3D ganhando espaço na indústria têxtil: 


A chegada da impressão 3D nas empresas têxteis é recente, porém impactante! O sistema produz as peças através de um plano digital tridimensional, permitindo a criação de peças personalizadas e autênticas. 


Essa originalidade, proposta pela impressora 3D, tem sido um fator importante para os consumidores europeus, que atualmente buscam produtos únicos que atendam suas necessidades e preferências individuais.


Aumento da demanda  e produção de tecidos orgânicos:


Como já foi dito, a sustentabilidade é a peça chave para o futuro da indústria têxtil na Europa. Com isso, o aumento da demanda por tecidos orgânicos aumentou nos últimos anos. 


Do fast fashion ao haute couture, a prioridade das empresas têxteis é uma confecção mais ecológica, oferecendo benefícios não só para o meio ambiente, mas para a própria saúde dos consumidores.


Essas são apenas algumas das tendências para o novo cenário da indústria têxtil dentro do bloco europeu, que por sua relevância, impacta os moldes da indústria global. Os projetos que forem pensados através dessas tendências encontram um solo fértil e receptivo na Europa, que está de portas abertas para empresas inovadoras e responsáveis socialmente, independente de qual seja seu tamanho ou sua nacionalidade. 





Circoolar: a startup sustentável que está ganhando o mundo: 


A empresa espanhola Circoolar Ethical Workwear SL é um exemplo marcante de economia circular. Fundada em Barcelona, a startup é certificada como B Corp (visa o desenvolvimento social e ambiental) e é a primeira especializada em uniformes de trabalho éticos e ecológicos para empresas da Europa.


Seguindo todas as novas tendências valorizadas pelo mercado europeu, a empresa trabalha com tecidos 100% ecológicos e sustentáveis. Além de desenvolver uma tecnologia que reduz os resíduos a zero, gerando impacto ambiental positivo.

Esta é uma das startups inovadoras da indústria têxtil que recebeu investimentos da União Europeia e está alcançando um crescimento exponencial em todo o mundo, com apenas 4 anos de existência a startup já está presente em mais de 10 países.


Esse tipo de projeto tem ganhado espaço no mercado europeu, além de incentivos fiscais e financeiros, oferecidos pelo governo, para desenvolver sua ideia e desenvolver seu negócio. 


Portugal: a indústria têxtil e a porta de entrada para startups


Portugal possui uma história extensa e de grande tradição com a indústria têxtil. Detentor de muita experiência acumulada, o país desenvolveu habilidades e know-how especializado no setor, o que o torna uma peça chave importante dentro do mercado europeu. 


A indústria têxtil portuguesa é extremamente conhecida pela alta qualidade dos produtos e pela sua capacidade de inovar e se adaptar às tendências do cenário global, o que possibilitou que se tornasse referência e um ambiente cheio de oportunidades. 


Além disso, possui uma localização estratégica que permite acesso e comercialização para todos os outros países do bloco. Todas essas qualidades permitem que a indústria têxtil portuguesa se destaque e se mantenha relevante no cenário internacional, independente do tempo que passe. 


Por isso, para startups e indústrias brasileiras que desejam se inserir no mercado têxtil europeu, Portugal é a porta de entrada para o cenário global. Com todas essas vantagens, sem a barreira da língua e ainda sendo um país que oferece diversos incentivos para empresas estrangeiras, como é o caso do Programa Portugal 2030, o país é o solo perfeito para iniciar a internacionalização da sua empresa. 


Afinal, ter um governo europeu investindo no seu negócio garante credibilidade e um selo de qualidade para o seu produto, abrindo portas para um mercado gigante e para mais de 500 milhões de potenciais clientes dispostos a pagar pelo seu produto. 


Como captar investimento para internacionalizar com a My Euro Business:


Com a consultoria My Euro Business, a sua indústria ou startup brasileira pode adentrar o mercado têxtil europeu e usufruir de todos os benefícios citados para se desenvolver e se estruturar como uma grande marca, correndo junto com as gigantes da indústria têxtil europeia. 


Auxiliamos a captar o apoio do Programa Portugal 2030 e de várias outras fontes de captação que vão impulsionar o seu negócio, tanto no país de origem como na Europa. Realizamos, junto com você, um plano estratégico de captação de recursos e de internacionalização, que vai oferecer todas as ferramentas e estratégias necessárias para que a sua startup ou projeto se desenvolva a nível global. 


Se você tem interesse em internacionalizar seu negócio, essa é a oportunidade para agendar uma conversa conosco e entender as oportunidades que o governo de Portugal oferece, e como esses apoios podem ser a virada de chave para sua empresa.


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